Comunicação e o poder de decisão

As familias estão mudando, além dos aspectos sociais já tão discutidos na TV, noticiário e redes sociais, essas mudanças também afetam o poder de decisão e compra.

Não faz muito tempo, a hierarquia de decisão era totalmente vertical. Quem decidia a compra de novos ítens e serviços eram os pais (provedores da casa), geralmente impactados pela TV, revistas e jornais, levando em conta principalmente os seus desejos.

Hoje, essa estrutura familiar mudou! Agora tudo está muito mais horizontal, a família e as decisões de compra passam por todos, sendo que os filhos (crianças e jovens), tem um grande poder como influenciadores, apesar de não deterem o poder financeiro para adquirir o produto ou serviço.

Neste cenário, devemos entender que cada consumidor está em telas diferentes com comportamentos diferentes. Enquanto os mais velhos tem hábitos mais ligados a TV, revista e jornal e timidamente usam os meios digitais, os mais jovens se comportam de forma contrária, passando praticamente 24h do seu tempo online, mesmo enquanto assistem TV.

Uma estrutura confusa para muitas empresas e ignorá-la pode comprometer o retorno de uma campanha inteira.

Exemplificando o cenário:

A marca A que fábrica geladeira anuncia na TV uma nova linha, um novo produto. O pai da família assiste e acha o produto muito interessante. Comenta e pede opinião para a família, os filhos fazem uma busca online e são impactados pela marca B e recomendam a compra da outra.

O pai fica na dúvida, mas tendo a opinião dos filhos, que estão mais conectados e informados, acaba optando pela marca B.

Neste cenário, a marca A gerou o interesse da compra no provedor (pai), mas não trabalhou os influenciadores (filhos) e perdeu uma venda para a marca B. Percebe o quanto isso é crítico e afeta a comunicação?

Por isso é tão importante campanha integradas que usem mídias distintas, seu público pode estar na TV, mas quem opina sobre a compra pode estar em outra mídia.

Não estamos dizendo para descartar as mídias tradicionais, mas campanhas multiplataformas são essenciais para obter retorno de seu investimento em comunicação e divulgação.

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