Demanda e Marketing

Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercadoA demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

Saber analisar a situação da demanda de um produto é extremamente importante, para manter a qualidade e aumentar suas vendas, consequentemente você vai precisar de uma empresa especializada em marketing, que possa definir as melhores estratégias para posicionar a sua marca no mercado.
Existem diversos tipos de demanda, algumas positivas e outras negativas, mas o marketing estratégico através de uma análise de mercado é usado para melhorar a situação de uma demanda e solucionar problemas.

Tipos de demanda:

Demanda Negativa: Esse tipo de demanda acontece quando um grupo de consumidores conhece bem o produto, mas o rejeita ou evita, isso acontece bastante quando o produto é produzido por uma empresa que sofreu um escândalo ou falência e está voltando para o mercado. Essa demanda também acontece com serviços que os consumidores procuram evitar, como vacinas, serviços odontológicos, vasectomias e operações de vesícula por exemplo. Nesse caso, é necessário contratar uma empresa de marketing, que vai ser responsável por analisar a melhor forma de reposicionar sua marca, buscando entender os motivos dessa rejeição, construindo uma nova forma de comunicação, valorizando seus benefícios e qualidades, e se preciso redesenhar uma nova identidade, que passe a mensagem de mudança, alcançando novos resultados positivos.

Demanda Inexistente: Acontece quando os consumidores não conhecem o produto ou não se interessam pelo mesmo e muitas vezes esse dois fatores andam juntos. Um exemplo desse tipo de demanda acontece principalmente com produtos como maquinas de fazer chinelos que são anunciadas constantemente na TV, maquina de estampar, iogurteiras e produtos para emagrecimento. Nesse caso a empresa de publicidade ou marketing responsável, precisa planejar a comunicação do produto de uma forma que ligue os benefícios e qualidades do produto com as necessidades do consumidor, de forma que ele entenda que aquele serviço ira trazer benefícios para o seu dia a dia.

Demanda Latente: Acontece quando muitos consumidores têm uma necessidade igual e não existe nenhum produto no mercado para suprir essa necessidade. Nesse caso a empresa de marketing deve fazer uma análise de mercado e definir se existe viabilidade para o desenvolvimento de um novo produto, se existir a possibilidade, a agência especializada em marketing deverá criar um novo produto para a marca do seu cliente, através do marketing de desenvolvimento.

Demanda de Declínio: Esse tipo de demanda ocorre quando o número de busca por um produto diminui constantemente, ele pode ser gerado por um mau atendimento, problemas de qualidade e também faltas de ação de marketing. Geralmente acontece a falta de qualidade em algum setor, por isso é essencial ter uma empresa de marketing responsável pelo planejamento da sua marca, profissionais de publicidadepropaganda e marketing devem definir qual é o melhor caminho de comunicação que a sua empresa deve seguir. Para fugir da demanda de declínio é preciso ter um produto que atenda as necessidades do cliente, mas principalmente uma boa comunicação, com campanhas de publicidade, marketing digitaldesign inovadorsite institucional e uma identidade reconhecida, para que a marca se torne presente no mercado.

Demanda Irregular: Acontece com as empresas que trabalham com serviços que vendem muita em certo período e quase nada em outro, essa situação acontece constantemente em museu, shopping, cinema e bancos. A demanda também se torna irregular em empresas que oferecem produtos que vendem mais em uma estação do ano, como loja de roupas de verão, loja de roupas de inverno e fabricantes de produtos produzidos para grandes eventos, como por exemplo, a vuvuzela. Assim como nas outras demandas é essencial a presença de profissionais de marketing, para desenvolver a comunicação do serviço, de tal forma que incentive as pessoas a consumir o produto mais vezes. Através de estratégias de marketing a empresa deve sincronizar o consumidor ao produto, oferecendo descontos, sorteios e outros incentivos em dias ou períodos de pouco movimento.

Demanda Plena: Esse é o tipo de demanda que todos os empreendedores desejam alcançar, acontece quando a empresa esta satisfeita com o seu volume de negócios. A empresa de marketing responsável pelo produto devera manter o mesmo nível de demanda e sempre estar medindo a satisfação dos consumidores. Normalmente esse tipo de demanda só acontece com grandes empresas, como companhias de telefonia, coca-cola, Bombril e outras.

Demanda Excessiva: Como o nome já diz, é uma demanda que ultrapassa a capacidade de atendimento da empresa, isso acontece em grandes shows, finais de campeonato e eventos famosos. O papel do marketing nesse caso é tentar diminuir o interesse de algumas pessoas por aquele produto, buscando filtrar o público que é mais lucrativo para a empresa, por exemplo, um aumento no valor do serviço, de forma que só as pessoas que possuem mais interesse e acessibilidade vão consumir.

A sua empresa está com dificuldade de manter uma comunicação efetiva com os consumidores? A Agência Tarrafa Comunicação é especializada em estratégias de marketing e pode auxiliar a sua marca com um planejamento inteligente e idéias criativas.

A Agência Tarrafa Comunicação é situada na cidade de Santos e a sua equipe é formada por profissionais qualificados, que buscam sempre gerar resultados para os clientes atendidos, através de trabalhos de design,marketing, criação de sites e planejamento de campanhas de publicidade.

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