McWhopper: Tratado de paz ou provocação?

Hoje (26/08) o Burguer King começou o dia lançando o site do McWhopper, que de forma resumida é uma carta aberta ao McDonald’s, propondo que no Dia da Paz (21/09) as duas marcas criem um restaurante único, em conjunto, com um novo sanduíche chamado McWhopper. Uma forma de promover a paz.

Você provavelmente já sabe dessa história, o assunto foi noticiado em redes sociais e sites durante toda a manhã de hoje (26/08), até que agora, no começo da tarde veio a resposta do McDonald’s, através do CEO Steve Easterbrook a resposta foi um direto não, enfatizando que o tratado de paz era desnecessário porque não havia uma guerra, apenas uma concorrência saudável. A reação das pessoas  em mídias sociais e outros meios foi apontar o McDonald’s como antipático.

Como consumidores, adoraríamos provar o McWhopper ou tomar um copo gelado de Coca-Pepsi e usar um ISamsungPhone. Mas do lado do Marketing, a resposta do McDonald’s foi a melhor possível.

O que o Burguer King está fazendo é algo comum e bem corriqueiro em outros mercados, marca provocando concorrente. E esses comerciais são exemplos disso:

Após o convite, haviam duas respostas possíveis, o não e o sim. Caso o McDonald’s falasse “sim”, iria participar de uma campanha que foi ideia do concorrente, sendo um mero coadjuvante no mercado que domina com tanta força. Falando “não”, mesmo parecendo antipático, é melhor do que jogar para o adversário.

Do lado do Burguer King, só coisas positivas. A ação já gerou grande repercussão independente da resposta. Com o “não”, a marca pode dar com os ombros e dizer que tentou, mas não deu porque o rival não quis. E caso o Mc’Donalds falasse “sim” o mérito seria todo do Burguer King, já que a ideia veio deles.

Resumindo: uma ação genial e provocativa do Burguer King, mas que não tem nada de pacífica.

Quem sabe até o final do dia o Bob’s ou o Subway não fazem um vídeo aceitando a proposta no lugar do McDonald’s, seria uma ótima ideia para pegar carona no assunto do momento (e matar nossa vontade de comer um sanduíche diferente).

Precisa divulgar sua empresa? A Agência Tarrafa pode te ajudar com idéias criativas e uma estratégia sob medida, entre em contato  para conversarmos sobre o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>