Hoje (26/08) o Burguer King começou o dia lançando o site do McWhopper, que de forma resumida é uma carta aberta ao McDonald’s, propondo que no Dia da Paz (21/09) as duas marcas criem um restaurante único, em conjunto, com um novo sanduíche chamado McWhopper. Uma forma de promover a paz.
Você provavelmente já sabe dessa história, o assunto foi noticiado em redes sociais e sites durante toda a manhã de hoje (26/08), até que agora, no começo da tarde veio a resposta do McDonald’s, através do CEO Steve Easterbrook a resposta foi um direto não, enfatizando que o tratado de paz era desnecessário porque não havia uma guerra, apenas uma concorrência saudável. A reação das pessoas em mídias sociais e outros meios foi apontar o McDonald’s como antipático.
Como consumidores, adoraríamos provar o McWhopper ou tomar um copo gelado de Coca-Pepsi e usar um ISamsungPhone. Mas do lado do Marketing, a resposta do McDonald’s foi a melhor possível.
O que o Burguer King está fazendo é algo comum e bem corriqueiro em outros mercados, marca provocando concorrente. E esses comerciais são exemplos disso:
Após o convite, haviam duas respostas possíveis, o não e o sim. Caso o McDonald’s falasse “sim”, iria participar de uma campanha que foi ideia do concorrente, sendo um mero coadjuvante no mercado que domina com tanta força. Falando “não”, mesmo parecendo antipático, é melhor do que jogar para o adversário.
Do lado do Burguer King, só coisas positivas. A ação já gerou grande repercussão independente da resposta. Com o “não”, a marca pode dar com os ombros e dizer que tentou, mas não deu porque o rival não quis. E caso o Mc’Donalds falasse “sim” o mérito seria todo do Burguer King, já que a ideia veio deles.
Resumindo: uma ação genial e provocativa do Burguer King, mas que não tem nada de pacífica.
Quem sabe até o final do dia o Bob’s ou o Subway não fazem um vídeo aceitando a proposta no lugar do McDonald’s, seria uma ótima ideia para pegar carona no assunto do momento (e matar nossa vontade de comer um sanduíche diferente).
Precisa divulgar sua empresa? A Agência Tarrafa pode te ajudar com idéias criativas e uma estratégia sob medida, entre em contato para conversarmos sobre o seu negócio.