Miopia em Marketing

Em momentos de crise de mercado e fechamento de empresas é natural que a culpa seja sempre externa: crise financeira e burocracia são os fatos mais apontados por proprietários e gestores.

E sem querer tirar a culpa da crise, temos uma má notícia: talvez a causa seja interna.

Existe uma crise grave que atinge empresas e derruba negócios de uma forma assustadora, independente do seu tamanho, a miopia em marketing.

Miopia em marketing em uma definição rápida é quando uma empresa para de exergar a si mesmo e as oportunidades de mercado na sua forma real e começa a limitar o seu negócio ou investimento.

Mais fácil que a teoria, vamos a um exemplo prático:

Em 1975 uma empresa líder mundial em seu segmento criou em seus laboratórios de inovação um prototipo, uma câmera que guardava virtualmente as fotos que tirava, sem a necessidade de filme ou revelação, bastava conectá-la a um aparelho (ainda rustico) e a TV para exibi-las. Mas, considerando que seu mercado era focado em filmes fotográficos e que essa máquina poderia prejudica-la, a marca optou por não investir na ideia.

Adivinha qual era a marca e o produto? Quem chutou Kodak e máquina fotográfica digital, acertou! Quem nunca ouviu falar em Kodak é provavelmente porque ela faliu em 2012 e hoje tenta voltar ao mercado de impressões digital.

Neste caso, a Kodak ficou acomodada em sua posição, não considerando que em uma eventual mudança de mercado o interesse do consumidor também se focaria em outras tendências. Seus concorrentes saíram na frente e tomaram o mercado de fotos.

Outro ponto é que o investimento foi considerado um risco, já que ela perderia mercado na venda de filmes, caso a nova tecnologia vingasse. O fato é que não investindo ela perdeu mercado para concorrentes, ao inves de manter a liderança.

A miopia também acontece em outras empresas, menores ou maiores em algum momento o medo de inovar e investir vem, seja em um novo produto ou mesmo novas formas e ações de comunicação, o que pode significar a perda de uma grande oportunidade.

A Agência Tarrafa é um bom exemplo de empresa que sempre buscou mudanças de mercado, em sete anos de empresa já mudamos nossos serviços diversas vezes, desde sites em flash, passando por redes sociais, html 5 e SEO Marketing, focando em aprimoramento e presença de mercado.

O grande segredo para evitar a miopia em marketing é ter consciência de seu negócio, mais do que vender calça jeans, uma loja de roupas vende moda.

E a sua empresa? Sabe o que vende ou precisa de óculos?

Precisa divulgar sua empresa? A Agência Tarrafa pode te ajudar com idéias criativas e uma estratégia sob medida, entre em contato  para conversarmos sobre o seu negócio.

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