No Brasil, existem alguns conselhos responsáveis por proteger os consumidores de propagandas enganosas e abusivas, que tentam convencer os clientes com qualidades excessivas, que o produto não possui.
Uma campanha de publicidade é considerada enganosa quando um anúncio veiculado possui qualquer tipo de informação falsa, relacionada ao conteúdo do produto e que possa trazer riscos para o cliente.
Recentemente, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo prêmio da Mega-Sena da Virada, foi autuada pelo Procon-RJ, porque considerou “ilegíveis” as informações das peças publicitárias na TV e em cartazes que diziam que o prêmio de R$ 280 milhões era uma estimativa.
O valor pago foi de aproximadamente R$ 246 milhões e, segundo o Procon-RJ, a informação de que o valor divulgado era apenas uma previsão não estava clara para os apostadores.
“Se for verificado que houve a propaganda enganosa, a Caixa certamente será multada. A multa máxima que pode ser dada é de R$ 8,5 milhões, e a Caixa teria que arcar com a multa”, afirma o diretor jurídico do Procon-RJ, Carlos Eduardo Amorim.
Casos como este podem acontecer quando uma empresa não possui profissionais capacitados de comunicação ou quando a empresa tem a intenção de ocultar informações, enganando o público.
Problemas com propaganda enganosa, não é bom para a imagem de nenhuma empresa, além do prejuízo financeiro sofrido por um processo, a marca pode perder o seu espaço no mercado ou até muitos consumidores.
Se a sua empresa precisa de uma campanha de publicidade, a Agência Tarrafa Comunicação pode auxiliar a sua marca, com estratégias de marketing e idéias criativas.
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