Speak advertising?

Briefing, target, deadline, job… O mundo da comunicação tem sua língua própria e para entender o que os publicitários falam e compartilham nas redes sociais, separamos para você um pequeno dicionário. Confira!

DICIONÁRIO DE PUBLICIDADE E MARKETING.

A

AA Rating

Audiência Média (Average Audience Rating)

Ad/Advert/Advertisement

Anúncio, em inglês

Adman

Publicitário  (adwoman…publicitária)

Advertise

Anunciar.

Advertising

Publicidade, em inglês.

B

Backgroung ou BG

Música de fundo, ou, ainda, conhecimento prévio a respeito de um assunto, assim como compilação de informações sobre um produto, concorrência, mercado, comunicação da concorrência, públicos e mercado.

Banner (Display)

Cartaz em lona ou tecido, ou anúncio na internet com link para site do anunciante.

Bar Code

Código de barras

Benchmark

Algo que serve como um padrão (standard) pelo qual todos os ítens similares podem ser aferidos ou comparados.

Blog

Site de notícias e opinião, ou de informação.

Blueprint

Plano de ação (planta de construção, como as antigas cópias heliográficas, reveladas com amoníaco, que produziam impressão em azul, daí o nome)

Brainstorm/Brainstorming

Tempestade de ideias, técnica de desenvolver ideias em grupo, sem filtros, sem censura, para a seleção de melhores caminhos criativos e estratégicos.

Brand

Marca que identifica empresa, produto, serviço ou ideia. Marca, símbolo, logomarca, logo. Logomarca envolve símbolo e texto, logo só símbolo (como Nike, por exemplo, ou Shell).

Branding

Desenvolvimento de imagem de marca, de conceito, de respeitabilidade.

Briefing

Resumo do problema a ser solucionado (brief…breve). Antecede do Diagnóstico (análise completa) d0 problema.

Broadcasting

Transmissões de TV e de rádio.

Brochure (Broadside)

Brochura, folheto diferenciado, mais elaborado. Folder.

Buzz

Fazer barulho, provocar buchicho, provocar comentários.

C

Copy

Texto.

Cost-per-thousand

Custo por mil (custo da veiculação por mil pessoas alcançadas)

Costumers

Consumidores

D

Database

Base de dados.

Decision Maker

Quem decide.

Design

Desenho ou técnica de desenvolver (pelo desenho) embalagens, vitrines, ambientes, utensílios e marcas, entre outros.

E

E-mail

Mensagem pela internet

E-mail marketing

Comunicação de marketing pela internet.

Endomarketing

Comunicação interna nas empresas. Na verdade, uma técnica de Relações Públicas, com novo nome.

F

Fan Page

Página de fans nas redes sociais, como o Facebook.

Filipeta

O mesmo que panfleto ou volante (em Portugal se usa filipeta, paulistas e cariocas também).

Folder

Folheto com várias páginas, mais elaborado. Folhetos geralmente tem no máximo uma dobra ou duas. Folders têm mais páginas, com capa.

Follow-up

Prosseguir, dar continuidade, acompanhar o desenvolvimento

Franchising

Operação de varejo baseada em franquia da marca, de produtos e serviços.

G

Goal

Objetivo

GRP Gross Rating Point

Audiência Bruta Acumulada.

H

Headline

Título do anúncio (nunca use tittle)

HD TV

Televisão em Alta Definição  (High Definition)

I

Idea

Ideia.

Idea Tasting

O sabor das ideias.

J

Jingle

Comercial de rádio cantado, que pode ser usado também na TV.

K

Keyboard

Teclado

Key Code

Código alfa-numérico, código-chave.

L

Label

Selo, rótulo

Layout

Rascunho, arte preliminar de um anúncio ou de outro material publicitário, como folhetos, banners, cartazes, etc.

Lead

Primeiro parágrafo de uma notícia, com os fatos mais importantes, no Jornalisemo. Na Publicidade, linha mestra, orientadora. Num vocal, o principal cantor.

Leader

Líder.

Legend

Legenda ou lenda.

Lettering

Tipologia das letras.

Life-style

Estilo de vida, forma de viver. Técnica de ambientação muito utilizada em comerciais de TV, por exemplo, com famílias reunidas.

Live  (Alive)

Ao vivo

M

Mailing  (Mailing-List)

Listagem de pessoas, com endereços postais ou eletrônicos

Mall

Área de compras e de lazer de um shopping center.

Management

Administrar, gerenciar

Mark

Objetivo, alvo. Origem da palavra marketing, segundos alguns experts, como Philip Kotler.

Market

Mercado. Considerada palavra-origem de Marketing, por muitos anos.

Marketing

Desenvolvimento de ideias e de ações para aumentar vendas, com lucro. Atingir ao alvo, objetivo de vendas.

Marketing Direto

Comunicação de marketing feita em cima de listagens de pessoas, qualificadas e classificadas sócio-economicamente.

Mass Media

Meios de comunicação de massa – TV, rádio, jornais, revistas e outdoors, principalmente.

Merchandising

Técnica de comunicação de varejo, que busca destacar um produto no ponto-de-venda, ou em espetáculos (como filmes, programas de TV, campeonatos, concursos, etc). No Brasil, erroneamente, chamam de merchandising, ou de merchan, a publicidade ao vivo feita em alguns programas de TV e de rádio.

Message

Mensagem

Media

Mídia – conjunto dos veículos de comunicação à nossa disposição. Também é o(a) profissional da área.

Mix

Mistura, elementos que integram um conjunto

N

Net

Rede, em rede nacional, por exemplo.

Network

Rede de empresas associadas, canais de TV, rádios, agências de publicidade, por exemplo.

News

Notícias, novidades.

Newspaper

Jornal

Nonverbal

Comunicação sem o uso de palavras, só com imagens e sons/música, por exemplo.

O

Off

Informação sigilosa, fornecida sem identificar a fonte. Ou, ainda, locução em off – na qual o locutor não aparece no vídeo, ou filme. Ou, desligado.

On

Ligado.

Online

Conectado, ligado (na web)

On-Pack

Brinde vendido com o produto, colado a ele (ou envolto em filme plástico – schwrink-pack)

Out-of-home

Mídia desenvolvida fora de ambientes fechados, nas ruas, por exemplo.

Outdoor ou Billboard

Anúncio em painel, exposto em ruas. Mídia exterior.

Out-of-home

O mesmo que outdoor (que significa “do lado de fora da porta”).

P

Pack/Package

Pacote, embalagem.

Planning

Planejamento (plan é plano, planner é planejador).

Pool

União, conjunto, associação.

Post

Mensagem, lembrete

Price

Preço

Product

Produto

Product Placement

Colocação do produto no ponto-de-venda.

Propaganda

Comunicação doutrinária, ideológica, política ou relegiosa. Também se refere a comunicação boca-a-boca ou presencial (face-a-face)

Propagandistas

Vendedores de laboratórios farmacêuticas e de outros produtos, como cosméticos e artigos para o lar.

Políticos e religiosos também são propagandistas de suas doutrinas e interesses.

Publicidade

Comunicação de vendas, de construção de imagem de marca (para ampliar vendas).

Public Relations

Relações Públicas (RP). Gerência de comunicação integrada de uma empresa.

Publicity

Assessoria de Imprensa, como técnica de RP.

Publicist

Assessor de Imprensa ou de Relações Públicas.

R

Research

Pesquisas, pesquisar.

ROI

Return-of-investment. Retorno do Investimento feito em Marketing ou em Comunicação.

S

Surround Sound

Som que que cerca por todos os lados. Vem de todos os lados, no cinema e na TV com home-theater (teatro em casa).

Search

Pesquisar, buscar.

Share

Fatia de mercado, pedaço, parte, participação.

Share-of-Market

Participação de mercado.

Share-of-Mind

Participação da marca na mente dos consumidores, em relação a outras marcas (geralmente concorrentes diretas).

Share-of-voice

Volume mensurado de voz, de comunicaç]apo (em comparação com a voz dos concorrentes)

Share-of-Wallet

Participação no volume de dinheiro obtido do consumidor (da carteira dele/wallet), num segmento de mercado.

Sponsorship

Patrocínio.

Start

Iniciar (algumas pessoas usam “estartar”, para iniciar).

T

Target

Alvo,objetivo, meta ou, ainda,  público-alvo, segmento do público objetivado pela comunicação e pelo marketing.

TARP

Audiência Aculumada no Target (no segmento de público desejado).

TV

Televisão  (television set)

TV 3D

Terceira dimensão, que agora chega à TV e se expande no cinema. Cria uma nova dimensão visual.

U

USP – Unique Selling Proposition

Proposta Única de Vendas, única, sem igual, sem similar.

Upgrade

Promover, valorizar

Up-to-date

Atualizado, atualizar.

V

Video

Vídeo, imagem na tela da TV ou do computador. Também é imagem gravada em fitas magnéticas (VHS, Beta-Cam)

Videocassete

Vídeo-cassete

VHF –  Very High Frequency

Frequência muito alta (canais de 2 a 13, nas TVs coinvencionais).

X

X-Rated

Censurado para menores de 18 anos.

Z

Zoom In/Out

Aproximar (in) ou se afastar(out) com movimento da lente da câmera.

W

Web

Internet (rede mundial de computadores, www significa world wide web)

Webvertising

Publicidade na web/internet.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>